Arte como Instrumento de inclusão social

Bem vindo ao Blog!
Vamos trabalhar a arte como instrumento de inclusão social através da descrição das imagens para facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão



16 de set. de 2010

“Quando conhecer sua alma, pintarei seus olhos.”

                                Modigliani
 
http://caminhosdoturismopeloturismologo.blogspot.com/2010/06/escultura-de-modigliani-e-leiloada-por.html

   Um dos principais integrantes da escola de Paris, Modigliani marcou a pintura da primeira metade do século XX com suas figuras alongadas, que se destacam pelo despojamento e pela estilização. O encontro com o escultor Constantin Brancusi marcou a carreira de Modigliani, que por um longo período abandonou a pintura pela escultura. Impressionado pelo cubismo, muito influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso, o artista executou nesse período esculturas nas quais se misturam influências da escola de Siena e da arte da África negra, sobretudo das esculturas do Congo e do Gabão.      
   Também a influência dos kouroi (esculturas gregas que representam jovens atletas desnudos) se faz sentir nesses trabalhos, que Modigliani esculpia sempre diretamente na pedra, na tentativa de preservar a unidade plástica do bloco. Essa fase se prolongou até 1914, quando o artista, sem dispor dos recursos necessários à produção de esculturas, retornou à pintura.
   Os temas preferidos de Modigliani foram, a partir de então, os retratos e os nus femininos com modelos que, segundo o artista, expressavam "a muda aceitação da vida". Com o raro dom de conseguir uma imediata empatia entre seus retratos e o observador, dotou suas figuras de uma sensualidade que se transmite não pela nudez, mas pelo movimento e pelo alongamento dos traços.
     Essa breve fase final do artista foi a mais importante de sua obra, caracterizada por um despojamento que alguns críticos creditaram a sua inclinação para a escultura. Modigliani morreu em Paris, em 24 de janeiro de 1920.

                Young Redhead in an Evening Dress
http://www.artinthepicture.com/paintings/Amedeo_Modigliani/Young-Redhead-in-an-Evening-Dress/          
     
   Nessa obra de Amedeo, como é de caracteristicas de suas obras ele retrata e expressa sua admiração pela beleza feminina. Dress é uma obra, onde parece mais exercer uma função de fotografia, onde uma mulher ruiva, de pele branca, está sentada sobre uma cadeira na cor marrom. Com seu vestido preto, dando a intenção de festa, com uma expressão facial na qual representa estar contente pela foto e ao mesmo tempo aparenta estar triste, meio abatida. A cor que mais da 'brilho' a pintura é a tonalidade preta do vestido. 
                                                                           Natália Silva 9º
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário