Modigliani
Foto de Modigliani |
Quem foi
Amedeo Clemente Modigliani foi um importante pintor e escultor italiano. Nasceu em 12 de julho de 1884 na cidade de Livorno (Itália) e faleceu em 24 de janeiro de 1920 na cidade de Paris. De família judaica, Modigliani construiu quase toda sua carreira nas artes plásticas em Paris. Modigliani pertenceu a Moderna Escola de Paris (grupo de artistas que trabalharam nesta cidade no período entre as duas guerras mundiais).
Retrato de Madame Kisling – 1917 |
Principais características do estilo artístico de Modigliani:
- Estudiosos de artes plásticas dizem que a obra de Modigliani não pode ser enquadrada em nenhuma escola ou movimento artístico da época. Afirmam que suas pinturas e esculturas possuíam um estilo único e autônomo. Porém, algumas características do expressionismo (deformação, por exemplo) aparecem nas obras deste artista.
- Modigliani buscou, em suas obras, "tirar a roupa" dos seres humanos e mostrar a alma. Neste contexto, os nus, principalmente femininos, formam grande parte de seu conjunto artístico.
- Os retratos de amigos e conhecidos também foram constantes no conjunto da obra de Modigliani.
- Valorizando cores como o vermelho e o amarelo, Modigliani buscou mostrar alguns sentimentos humanos ligados, principalmente, à tristeza e melancolia.
- Seus traços são simples, porém marcados por forte expressão.
Mulher com jaqueta amarela – 1909 Estudo da obra: |
Estudo de um violoncelista – 1909 |
Há predominantemente a cor amarela, tanto nas paredes como na pele do violoncelista, assim como há em seu violoncelo. Em suas vestes e também ao fundo há predominantemente a cor roxa. Misturado aos tons de amarelo, encontramos o vermelho, o laranja, e o marrom; estas cores presentes principalmente na pele do violoncelista, da parede, e do violoncelo. A cor roxa que se mistura basicamente com o preto, está aparente no terno, na parede oposta, nos vidros da janela, nos reflexos do cabelo do violoncelista, e nas sombras. Além dessas cores, também se pode ver a utilização do branco.
É um ambiente fechado, e aparentemente não muito rico e luxuoso. O violoncelista encontra-se sentado em uma cadeira bege, debruçando-se sobre o violoncelo, tocando-o com a alma. Seus dedos finos e longos apóiam-se sobre o braço do instrumento. Ele parece chorar com a mente ao violoncelo, como se a lembrança que a música traz fosse algo ruim, porém algo que ele queira relembrar. Apesar da utilização das cores quentes, a pintura não é muito ‘feliz’, pois presencia-se a tristeza contida nessa.
Stella C. Correa
Maude Abrantes |
Stella Carvalho Correa
8ª série/ 9º ano
Professora Wanice Facure
8ª série/ 9º ano
Professora Wanice Facure
Colégio & Curso Apoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário