Arte como Instrumento de inclusão social

Bem vindo ao Blog!
Vamos trabalhar a arte como instrumento de inclusão social através da descrição das imagens para facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão



17 de set. de 2010

Novas idéias são difíceis de entender, apenas porque não estamos familiarizados com elas.

Franz Marc

Franz Moritz Wilhelm Marc nascido em Munique, 8 de fevereiro de 1880 , pintor alemão, foi um dos mais influentes representantes do movimento expressionista na Alemanha.
Filho de Wilhelm Marc, um pintor profissional de paisagens e de Sophie Marc, uma estrita calvinista, decidiu iniciar seus estudos na Academia de Belas Artes de Munique, em 1900, depois de passar pela filosofia e pela teologia. Suas primeiras criações foram paisagens, de estilo naturalista. Graças ao seu excelente domínio do francês, que lhe fora transmitido pela mãe, durante duas temporadas que passou em Paris descobriu o impressionismo e sobretudo uma grande afinidade com a obra de Vincent Van Gogh.
Em 1910, fez amizade com os pintores August Macke, Gabriele Münter e Wassily Kandinsky. Com eles e outros pintores, fundou o grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro azul"), em 1911.
Influenciado pelo uso da cor de Robert Delaunay, gradativamente sua obra se aproxima do futurismo e do cubismo e para a crescente abstração, até culminar na abstração expressiva. O tema é a força vital da natureza, o bem, a beleza e a verdade do animal, que o autor não vê no homem.








O que parece ser uma vaca amarela, sobre um salto com as patas traseiras sobre o ar, em uma paisagem natural bem representada com cores fortes, montanhas atrás com cor azul, e vegetação rasteira representada com cores vermelhas e laranjas, assim como o céu em tons rosados e amarelados.

A Vaca Amarela - 1911
Óleo Sobre Tela
55 3/8 x 74 1/2
Solomon R. Guggenheim Museum, New York


[4DPict25.jpg]




Uma imagem possivelmente abstrata, mas com uma representação, se olharmos mais fundo podemos observar pássaros na obra moldados com formas geométricas, com cores variadas, mas sempre alegres e quentes, variando do azul claro ao vermelho forte,
Com grande luminosidade.

Os Pássaros - 1914
Óleo Sobre Tela
109 x 100 cm
Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munich, Germany

Características das Obras

A luminosidade extraordinária destes quadros inspira-se de algum modo no interesse dos impressionistas pela luz, ao passo que as sombras constrastantes do amarelo e azul sofreram a influência das teorias de Delaunay acerca dos contrastes da cor. Marc é conhecido pelos seus quadros de animais em tons não naturalistas tais como os cavalos azuis e vermelhos, e acreditava que a cor detinha uma força simbólica e espiritual própria.


Fonte: http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/08/marc-franz-expressionismo.html

Suas obras apresentam um contraste de cores fortes, expressionistas, cores quentes, predominante as cores vermelho e amarelo, grande representatividade de animais e paisagens em seus quadros.
Apresenta tons de luminosidade bastante elaboradas, sombras em cores como amarelo e azul, e suas representações de formatos quase cubistas e abstratas, mas sempre com o tom de naturalista, cores vivas.


Nícolas

Colégio Apoio
Nícolas José Bisinoto Dresler
Data: 07/09/2010
Série: 8ª ou 9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário